Total de visualizações de página

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Novelas e a violência contra a mulher

Nas últimas semanas um dos assuntos em destaque na novela Vidas em Jogo, da Rede Record, é a violência contra mulher. Zizi, personagem interpretado pela atriz Lucinha Lins, é agredida por seu marido Adalberto (Luiz Guilherme).

Depois de ser brutalmente agredida, ser hospitalizada Zizi contou a verdade para sua melhor amiga Augusta, personagem interpretado pela atriz Denise Del Vecchio. Agora, Augusta está tentando fazer Zizi entender que seu marido está errado, que ele tem que ser denunciado, que ela não pode sofrer este tipo de agressão e que ele não vai mudar como prometeu para a esposa.

Mas, este assunto não é exclusividade dessa novela. Muitas outras, tanto da Record, como da Globo e SBT já trataram deste tema. Entre elas estava à novela Mulheres Apaixonadas, de 2003, da Globo, onde a personagem Raquel, interpretada pela atriz Helena Ranaldi, era agredida pelo seu ex-marido Marcos, interpretado pelo ator Dan Stulbach.

Na época a lei era muito branda para estes tipos de casos e a novela ajudou o debate desse assunto na sociedade e pressionou os governantes a aprovarem a Lei 11.340, conhecida como Lei Maria da Penha, que entrou em vigor em 2006. Essa lei não permite penas alternativas e o agressor pode ser preso em flagrante ou ter prisão preventiva decretada. A lei ganhou o nome de Maria da Penha, por causa do caso da farmacêutica Maria da Penha, que durante anos foi agredida por seu marido e que lutou em tribunais, inclusive internacionais, para a condenação de seu marido e algoz.

Apesar de várias novelas denunciarem este tipo de agressão e repudiarem este tipo de comportamento, muitas mulheres não conseguem se livrar dessa situação. Elas simplesmente não conseguem lutar contra isso. Esperamos que esta novela ajude muitas mulheres a rever as suas vidas e aprendam o que é bom ou ruim pra si próprias.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Farid e as suas "sherazades"

Semana passada foi ao ar uma das cenas mais engraçadas e esperadas de Cordel Encantado – a descoberta de Farid/Tufiq/Said (Mouhamed Harfouch) por suas três esposas. Agora, vem tentando, desesperadamente, em cenas hilárias, conseguir o perdão das suas “sherazades”.

Ele enganou três mulheres, mas isso não é exclusividade do Farid, não. Nos anos 80, na novela Roda de Fogo, o personagem Tabaco namorava três mulheres ao mesmo tempo, mas acabou sem nenhuma delas no final. E, mais recentemente o personagem Berillo, de Passione, se dividia entre duas esposas, que o “dividiram” de comum acordo.

O que não está sendo o caso em Cordel Encantado, já que Farid está tento o destino que pediu, enganou três mulheres que agora o desprezam e resolveram mudar de vida. Bartira está sendo cortejada pelo médico Dr. Sérgio. Já Penélope caiu nos braços do cangaceiro Belarmino. E Neusa... Neusinha resolveu passar o “rodo” em toda a cidade. A “dama” puritana agora não perdoa um par de calças.


Farid vai continuar correndo atrás delas, rastejando literalmente atrás de suas três mulheres até alguma perdoa-lo. Se é que alguma delas irá perdoá-lo? Vamos ver no que vai dar esta história. Mas, para mim ele devia ficar sozinho e vendo suas ex-mulheres felizes ao lado de outros homens...

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Apresentando – os Herculanos

Vocês notaram uma coincidência nas novelas da Globo? Sim, não ... Pois é, mas eu notei uma. Se é que coincidências existem, esta é bem diferente: três novelas têm personagens chamados Herculano.

Na novela das 18h - Cordel Encantado tem o cangaceiro Herculano, que faz muitas mulheres suspirarem e muitos temerem, interpretado pelo ator Domingos Montagner.


Já a novela Morde e Assopra, das 19h, conta com o escrivão “nomeado” da delegacia, o Herculano, interpretado pelo ator Marcio Tadeu de Lima.


E agora na nova novela das 23h, O Astro, o personagem principal, interpretado pelo ator Rodrigo Lombardi. O lindo e enigmático Herculano Quintanilha vai fazer a mulherada delirar.


Só está faltando um Herculano em Insensato Coração, novela das 21h, para fechar todos os horários com um Herculano.

Vamos ver o que estes Herculanos ainda vão aprontar na tela do “plim-plim”!

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Hipocrisia e preconceito

Sueli, personagem interpretado pela atriz Louise Cardoso, mostrou seu lado preconceituoso e hipócrita no capítulo de ontem, 12 de julho, da novela Insensato Coração da Rede Globo. A dona do quiosque gay de Copacabana chocou seu filho e o público quando descobre que seu filho, que até então se mostrava heterossexual, se descobre homossexual ou bissexual.

Aí, ela revela o seu lado preconceituoso e hipócrita, pois não aceita que o filho seja homossexual. Hipócrita sim, pois ter um quiosque gay, onde clientes homossexuais gastam e ter um funcionário gay tudo bem, mas filho não. Fala sério, quem não tem preconceito mesmo poderia até levar um susto, pois acreditava que seu filho era hetero, mas não iria ter uma reação como a dela. Sueli inclusive havia, em uma das cenas, visitado e apoiado um amigo gay de seu funcionário que tinha sido atacado na rua por ser homossexual.

E agora, ela mostra como este preconceito estava enraizado e “escondido”. Sua hipocrisia será questionada por todos na novela. E fora dela também? Sim, pois essa atitude ocorre muito na sociedade. Muitos “toleram” os homossexuais em seus comércios, desde que gastem, em seus trabalhos ou escola, desde que não cheguem muito perto. Mas em sua família nem pensar! Espero que a novela ajude a revelar esta hipocrisia e mostrar que todos podemos ter um irmão/irmã, filha ou filho... homossexual e devemos eliminar preconceitos e acima de tudo ama-los e respeitá-los.

terça-feira, 12 de julho de 2011

Testando O Astro


A TV vem apostando, principalmente Globo e Record, cada vez mais nas adaptações/ versões e novelas brasileiras antigas. De tempos em tempos os sucessos da década de 70 e 80 retornam para a tela da Globo. Em 2010 a emissora do “plim-plim” apostou na adaptação de Ti Ti Ti, do grande autor, Cassiano Gabus Mendes, que nas mãos de Maria Adelaide Amaral foi um sucesso tremendo.

Agora a Globo vem com a adaptação/ remake da dama das novelas, Janet Clair, O Astro, que estreia hoje, 12 de julho. Com novo formato, adaptada por Alcides Nogueira e Geraldo Carneiro, a emissora pretende conseguir o mesmo sucesso que obteve com Ti Ti Ti. É claro que ajuda ter como “mocinho”, meio torto, mas mocinho, o lindo Rodrigo Lombardi.

Além de testar um novo horário. Ops, novo horário? Na realidade este horário já existiu na década de 60 e 70 e agora a Globo quer testá-lo nesta década, para melhorar seus índices de audiência que estão cada vez mais baixos no horário. Ela vem.

Vamos vêr se este teste de novo horário e nova adaptação da novela O Astro vai emplacar, só o tempo irá dizer.

domingo, 10 de julho de 2011

Insensato Coração discute homofobia


Quantas vezes você não se viu olhando novela e pensando: bah já vi essa história em algum lugar! Pois é, no Brasil as novelas costumam usar fatos do dia a dia e discussões “ferventes” na sociedade. É o caso da novela das 21h da Rede Globo, Insensato Coração, que vem debatendo nas últimas semanas a homofobia.

Vários personagens homossexuais na novela vêm dando o que falar. Os autores Gilberto Braga e Ricardo Linhares estão colocando o dedo na ferida dos preconceituosos e mostrando o que o amor não tem sexo nem idade. Até um quiosque na praia de Copacabana voltado para este público faz sucesso na novela.

Entre as discussões e “problemas” enfrentados por eles na vida real que estão em debate na novela são a violência contra os homossexuais e a lei que torna crime este preconceito. O projeto de lei, que está em tramite no Congresso Brasileiro, altera a lei do racismo tornando crime a discriminação ou preconceito por gênero, sexo, orientação sexual e identidade de gênero.

Através da novela os autores estão desapertando o interesse do público para a homofobia. Além de ajudar para a aprovação dessa lei e mudar a forma da sociedade ver o homossexualismo.