Total de visualizações de página

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Novelas e a violência contra a mulher

Nas últimas semanas um dos assuntos em destaque na novela Vidas em Jogo, da Rede Record, é a violência contra mulher. Zizi, personagem interpretado pela atriz Lucinha Lins, é agredida por seu marido Adalberto (Luiz Guilherme).

Depois de ser brutalmente agredida, ser hospitalizada Zizi contou a verdade para sua melhor amiga Augusta, personagem interpretado pela atriz Denise Del Vecchio. Agora, Augusta está tentando fazer Zizi entender que seu marido está errado, que ele tem que ser denunciado, que ela não pode sofrer este tipo de agressão e que ele não vai mudar como prometeu para a esposa.

Mas, este assunto não é exclusividade dessa novela. Muitas outras, tanto da Record, como da Globo e SBT já trataram deste tema. Entre elas estava à novela Mulheres Apaixonadas, de 2003, da Globo, onde a personagem Raquel, interpretada pela atriz Helena Ranaldi, era agredida pelo seu ex-marido Marcos, interpretado pelo ator Dan Stulbach.

Na época a lei era muito branda para estes tipos de casos e a novela ajudou o debate desse assunto na sociedade e pressionou os governantes a aprovarem a Lei 11.340, conhecida como Lei Maria da Penha, que entrou em vigor em 2006. Essa lei não permite penas alternativas e o agressor pode ser preso em flagrante ou ter prisão preventiva decretada. A lei ganhou o nome de Maria da Penha, por causa do caso da farmacêutica Maria da Penha, que durante anos foi agredida por seu marido e que lutou em tribunais, inclusive internacionais, para a condenação de seu marido e algoz.

Apesar de várias novelas denunciarem este tipo de agressão e repudiarem este tipo de comportamento, muitas mulheres não conseguem se livrar dessa situação. Elas simplesmente não conseguem lutar contra isso. Esperamos que esta novela ajude muitas mulheres a rever as suas vidas e aprendam o que é bom ou ruim pra si próprias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário