Total de visualizações de página

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Merchandising invade as novelas

Você está olhando a novela e aparece na cena uma revendedora de um cosmético falando de um produto novo ou um celular de última geração, em close. O que seria isto? É o tal do Merchandising, que cada vez mais vem tomando conta das novelas. O autor tem que colocar dentro da narrativa da história as mercadorias a serem “anunciadas”.

Entre as mercadorias “anunciadas” dentro das novelas temos roupas, bancos, cosméticos, carros, produtos de limpeza... enfim dá pra colocar tudo o que se usa no dia a dia dentro das novelas. Algumas vezes o telespectador nem nota que é um merchandising, mas tem vezes que não dá pra não notar. Como na semana passada que a Bottero colocou dentro da novela Morde e Assopra um desfile da sua nova coleção primavera-verão (foto). A personagem Minerva, interpretada pela atriz Elizabeth Savalla, apresentou o desfile que contou com uma boa parte do elenco na plateia.

E aí todo mundo se pergunta quanto as empresas gastam pra colocar a “propaganda” dentro da novela. Pois eu descobri que a Globo cobra cerca de 500 mil reais por cada aparição. Dá pra imaginar o quanto ela ganha a cada capítulo de novela? Pois eu não consigo. E não é só a emissora que ganha não, o autor leva uma parte e o ator também.

Então cada vez que você ver uma marca de algum produto bem destacado nas novelas lembre que é o tal do merchandising e que a emissora leva uma boa grana pra colocar ele lá.


sexta-feira, 26 de agosto de 2011

O brilhante Natal de Poirot


Eu amo novelas, mas também sou apaixonada por livros, por isso neste espaço também vou falar um pouco sobre eles. Acho que livros são sempre uma boa pedida. Entre as minhas autoras preferidas está Agatha Christie, escritora de romances policiais. Que, inclusive, é muito usada como inspiração pelos autores de novelas em assassinatos misteriosos.

Entre um dos seus livros está o surpreendente Natal de Poirot. No prefácio do livro ela o dedica para seu cunhado, que estava reclamando que seus livros tinham muitos assassinatos com venenos e faltava “sangue”, Agatha brinca com o cunhado que neste livro tem sangue e “facadas”.

Natal de Poirot conta a história do assassinato de Simeon Lee. Na véspera do Natal, a família dele está toda reunida em casa quando ouve o som de uma briga vinda de seu escritório. Um grito assustador é ouvido e todos correm para ver o que aconteceu. Depois que a porta é arrombada, seu corpo é encontrado com a garganta cortada, há muito sangue pelo chão e objetos quebrados. Todos na casa são suspeitos e o superintendente Sugden tem que descobrir quem é o culpado. A pedido do coronel Johnson, o detetive belga Hercule Poirot o auxilia na tarefa.

Durante todo o livro a admirável autora mostra uma trama bem pensada, inusitada e com uma elaboração psicológica maravilhosa dos personagens. Neste livro Agatha Christie se supera em todos os sentidos, a trama é muito boa, a descrição psicológica e física dos personagens e lugares é como sempre muito minuciosa e esplêndida. Sem falar que, como em quase todos os seus livros, a história se passa durante a 2º guerra ou após ela, o que nos faz conhecer um pouco o estado psicológico da sociedade europeia nesta época. O final do livro é apoteótico e decididamente surpreendente, mostrando que a autora não havia perdido a mão em seus maravilhosos “assassinatos”.

Leiam e depois me contem o que acharam do Natal de Poirot.


quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Bordão é tudo!


Com o final de Insensato Coração já estou sentido falta dos bordões da Natalie Lamour, interpretada por Déborah Secco. Como: “Bafo!”, “volta pro mar oferenda”... Muitos bordões fazem à festa nas novelas e seriados brasileiros. Todo mundo lembra de algum que saiu da novela e foi pra realidade.

Fui pesquisar alguns que sempre achei legais. Confira a lista que fiz:

Em Tieta tinha o termo "teúda e manteúda", que virou bordão em todo o país.

"Né brinquedo, não", Dona Jura (Solange Couto), em O Clone.

"Cada mergulho é um flash!", Odete (Mara Manzan), em O Clone.

“Tô Certo ou Tô Errado”, Sinhozinho Malta (Lima Duarte), em Roque Santeiro.
”Na Chon”, Dona Armênia (Aracy Balabaniam), em Rainha da Sucata.

“Jesus me abana”, Wal (Rosane Gofmann), em Caminho das Índias.

“Jesus, apaga a luz”, Yasmin (Mariana Rios), em Malhação.

“Copiou?”, Sr. Gomes (Walter Breda), em América.

“É a Treva“, Bianca (Isabelle Drummond), em Caras e Bocas.

“E eu Sou Fraca?”, Lili (Maria Clara Gueiros), em Caras e Bocas.

“Rosa Chiclete”, Cássio (Marco Pigossi), em Caras e Bocas.

“Sou Biscoito Fino!”, Elzinha (Leandra Leal), em Ciranda de Pedra.
“Eu Sou Chique de Doer”, Elvira (Nívea Stelmann), em 7 Pecados.
”Felômenal..” por Giovanni Improta (José Wilker),em Senhora do Destino.
"Eu sou chique, bem!", Márcia (Dirca Moares), em Chocolate com Pimenta.

“Mistério”, Dona Milú (Miriam Pires), em Tieta.

"Detesto pobre!", Tina Pepper (Regina Case), em Cambalacho.

"Meleca!", Naná (Zezé Polessa), em Top Model.

“Abalou Bangú”, Edilberto (Luiz Carlos Tourinho), em Suave Veneno.

"Me poupe Salgadinho", Lucineide (Regina Dourado), em Explode Coração.

“É mara”, Seu Ladir (Ítalo Rossi), no seriado Toma lá da Cá.

“Epa, epa, epa”, Juvenal Antena (Antonio Fagundes), em Duas Caras.

"Deixando de lado os entretantos e indo direto para os finalmentes”, Odorico Paraguaçu (Paulo Gracindo), em O Bem Amado.

Qual será o próximo bordão a pegar nas bocas pelo país?


segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Eu sou é homem!

É muito engraçado quando o ator Otaviano Costa, vestido de mulher, depois de alguma cena com “seus amores”, repete eu sou macho/ sou espada!

Élcio ou Elaine? Esta pergunta está na boca do povo. Às vezes a gente chega a acreditar que ele é mesmo mulher, ou que é um transexual como ele falou para a emprega Cleonice.

Ele ou “ela” sendo disputada pelo doutor Eliseu e pelo sargento Xavier dão cenas hilárias. Estou louca para ver o que vai acontecer quando os dois “amantes” descobrirem que ela é na realidade ele e que só se vestiu de mulher para se safar da cadeia.

Será que Élcio vai se safar? O que mais ele/ ela vai aprontar para se livrar da cadeia? Vamos ver o que acontecem quando todos descobrirem a verdade!

domingo, 21 de agosto de 2011

Insensato Coração acabou... finalmente

A novela mais insensata dos últimos tempos teve um final bem previsível e “insensato”. Tanto o finalLink da norma quanto o do Leo já haviam vazado para a imprensa e foram muito previsíveis e sem imaginações dos autores. O finalzinho bem morno!

Leo sendo morto pelo Cortez na prisão foi um final ridículo e muito previsível. Leo devia ficar uns 30 anos preso e depois morrer. A morte cedo foi muito pouco para ele, ele devia sofrer muito e depois de muito tempo morrer. Sem falar que ele foi muito burro e egocêntrico ao aparecer para a Marina durante o seqüestro, não era melhor fingir que não era ele, usar máscara e fugir com a grana sem as pessoas saberem que ele estava vivo?

Já a morte de Norma também não foi uma grande surpresa, a louca da Wanda a matou!, isso já estava nos jornais... Poderia ser alguém que não estava na lista, à amiga da Araci ou a própria que não teria morrido na cadeia e voltava para acertar as contas. Se o Leo se fingiu de morto porque não a Araci?

Por falar na Wanda, esta mulher sofre de muitos problemas mentais, é tão psicopata e louca quanto o filho. O amor dela pelo filho é uma doença, ela tem uma visão deturpada da realidade.

Bom, além da mãe louca o outro filho é um verdadeiro “Sherlock Holmes”. Ele se achava um super-herói, era muito chato. Devia trabalhar como detetive e não como piloto ou até como vidente, pois ele tinha uma bola de cristal, para adivinhar tudo o que seu irmão aprontava. Acho que ele fez aula com o Herculano Quintanilha...

Saindo desta família e indo para a do Cortez temos um bom exemplo de seu filho. A lição que Rafael deu em Cortez foi muito boa, ele mostrou que nem todo filho de ladrão e mau caráter é igual ao pai, que pode ser completamente diferente. Mas, já a Paula se mostrou parecidíssima com o pai e teve uma boa lição ao entregar quentinhas como pena por bater em Kleber.

E Natalie Lamour, que eu sinceramente achei que iria aprender alguma coisa, mas decidiu virar Deputada Federal, apesar de não saber o que uma faz. Mas, nós sabemos que isso não é privilégio da ficção, tivemos um palhaço que foi o mais votado na eleição passada. Mesmo sem saber o que um faz, e com rumores que não sabia nem ler! A vida real e a imagem de nossos políticos! Nesta parte os autores acertaram a mão.

Acertaram a mão também na mudança do Kleber foi uma coisa muito boa, para que todos os preconceituosos possam aprender que esta mudança pode ser realizada. Sem falar que a “a grande família” do Horto ficou muito legal, onde todos vivem em harmonia, unidos e aprendendo uns com os outros. Mostrou que os diferentes podem conviver juntos e aprender a aceitar estas diferenças.

Acertando a mão em algumas partes e errando em outras, Gilberto Braga e Ricardo Linhares fizeram uma novela que deu o que falar, com personagens muito bons e outros muito chatos, que entediaram o público. As novelas das 21h da Globo tem ficado cada vez mais fracas... Espero que Fina Estampa seja melhor...

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Chega ao fim Insensato Coração 1

Chega ao fim à novela mais insensata dos últimos tempos. Insensato coração, novelas das 21h da rede globo, acaba hoje de noite com vários finais. Mas antes do último capítulo vamos falar um pouco do penúltimo capítulo.

Final muito legal de Douglas e Bibi. O melhor casal da novela, mais engraçado. Sinceramente foi o casal sensação da novela, além de engraçado eles mostraram o amor de todas as formas.

Casal principal, Marina e Pedro, muito água com açúcar; Pedro é um super-herói, um gênio... ele é ao inteligente que chega a ser chato. Adoro o ator Eriberto Leão, mas não consegui gostar de Pedro, o justiceiro.

Wanda e Raul tiveram uma de suas melhores cenas. Quando ele conta para Wanda sobre a “suposta” morte de Leo. Os dois são ótimos atores e nesta cena demonstraram isso. Fico olhando a Wanda e imaginando se existem mães assim: que preferem um filho à outro, que não conseguem enxergar os erros e falhas das suas crias. Preferem acreditar na sua imaginação ao ver quem é o filho na realidade.

Já a revelação de Kleber ser o pai de Eduardo, confesso gay, foi muito boa. Uma boa lição para o preconceituoso. Espero que estes personagens tenham mostrado para a sociedade brasileira, tão preconceituosa, o quão é feio estas atitudes.

Já Cortez espera-se que tenha o que merece, ficar preso para o resto da vida. E esperamos que com este exemplo a justiça e a população se conscientizem dos crimes de colarinho branco e cobrem que eles sejam punidos.

Sobre os finais de hoje de noite:

Será que Carol vai ficar com Raul? Eu sinceramente achava que ela devia ficar com o André, até para mostrar que um homem como ele pode mudar... Talvez esta seja a minha opinião porque sempre gostei do Lázaro Ramos e acredito que o personagem poderia mudar...

Mas, as duas perguntas que não querem calar são: Quem matou a Norma? Qual será o final do Leo?

Vamos aguardar as cenas do último capítulo para descobrir.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

O maravilhoso Bruno Gagliasso

O ator Bruno Gagliasso está muito bem no papel do louco vilão Timóteo, na novela Cordel Encantado, das 18h da rede Globo. Chego a ter raiva do ator e conversando com outras pessoas a imagem é a mesma. Este ótimo ator da nova geração colou Timéteo entre os vilões mais “reais” e odiados das telenovelas, como: Nazaré Tedesco, Odete Roitman, Laura, Raquel e Maria Altiva Pedreira de Mendonça e Albuquerque.

Dá para ver quando um ator é realmente bom, quando faz um vilão e o espectador não consegue desvencilhar o personagem do ator. Os desmandos de Timóteo e a loucura dele são um das maiores atrações da novela. Ele faz as maiores das atrocidades e com o show de interpretação do ator o personagem está cada vez melhor.

Mas, não é só nesse personagem que Bruno mostrou como é um excelente ator. Na pele de Tarso, o esquizofrênico da novela Caminho das Índias, o ator revelou o seu lado sensível, humano e maravilhoso.

Bruno Gagliasso se transforma a cada personagem, o Timóteo nada lembra o mulherengo Berillo de Passione, que ele interpretou há cerca de 8 meses. Ficamos no aguardo do final deste personagem e do próximo que Bruno Gagliasso dará “vida”.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Só existem “Normas” na ficção?

Hoje vai ao ar a cena da novela Insensato Coração, da rede Globo, em que Norma finalmente cai na real e vê que Leo não a ama como achava e ainda será assassinada. Apesar de tudo que ela passou por causa dele ou talvez por isso ela se transformasse em uma vilã tão igual a ele. Mas, continuar a ser “traída” e usada por Leo ela não vai agüentar.

Será que só existem “Normas” na ficção? Infelizmente sabemos que existem muitos casos de mulheres mal-tratadas, enganadas e roubadas por homens e que continuam com eles “por amor”. Até agora não conseguiu engolir que a Norma ainda estava apaixonada por este cafajeste. Infelizmente já vi isso acontecer na vida real, mulheres apaixonadas por pessoas que só queriam o seu dinheiro e sua posição social. Eles pegam as mulheres por seus pontos fracos, principalmente quando se acham sozinhas e “mal amadas”. Alguns deles são verdadeiros psicopatas que só querem o mal de todas as outras pessoas.

Muitas brigam com a família e amigo, quando estes tentam alerta-las sobre esses homens. Viram as costas para a família e para as pessoas que realmente as amam. Sem falar como estes desgraçados fazem intrigas para afastar estas mulheres de seus familiares para que possam agir tranquilamente.

E quando o dinheiro acaba o amor deste homem também acaba. Ou então a mulher acorda uma manhã e não vê mais nada em sua casa, sua conta bancária, pois foi assaltada pelo seu “amor”. Ainda existem aquelas que não tem tanta “sorte” e são mortas por estes cafajestes.

Espero que esta novela e outras ajudem a todas as mulheres a perceber o tipo de homens que está ao seu lado. Mude a sua vida, os deixe de lado e vão viver, ser feliz e procurar quem as ama de verdade e não pelo seu dinheiro.


sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Guilherme acorda para vida

Após aprontar muito parece que Guilherme, personagem interpretado pelo ator Klebber Toledo, em Morde e Assopra, novela das 19h da Rede Globo, está se regenerando. O filho está o ajudando a mudar, o tornar mais humano e responsável.

Uma frase que ele diz no capítulo do dia 1º de agosto chamou a minha atenção: “Agora eu entendo o que você dizia, também fico gelado só de imaginar em não ter dinheiro para o leite do bebê”. Esta frase foi dita após ele passar uma noite inteira no hospital com o filho e a mãe falar que ele tem que trabalhar para garantir o leite de seu filho.

Parece que o filho, Amadeu, está finalmente amolecendo Guilherme e o ensinando a amar. Espero que esta mudança seja verdadeira e ajude muitas pessoas que na vida real só pensam no dinheiro, em ter as coisas e não em ser alguém. Para muitos as aparências são mais importantes que os sentimentos e a responsabilidade.

A vida não é só aparência, só dinheiro e “coisas” de marca. Muitas vezes aquela pessoa que não tem tanto dinheiro tem uma índole muito boa, muito amor e felicidade. Esperamos que a mudança do personagem seja verdadeira e que ajude muitas pessoas à mudar.