Total de visualizações de página

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

O brilhante Natal de Poirot


Eu amo novelas, mas também sou apaixonada por livros, por isso neste espaço também vou falar um pouco sobre eles. Acho que livros são sempre uma boa pedida. Entre as minhas autoras preferidas está Agatha Christie, escritora de romances policiais. Que, inclusive, é muito usada como inspiração pelos autores de novelas em assassinatos misteriosos.

Entre um dos seus livros está o surpreendente Natal de Poirot. No prefácio do livro ela o dedica para seu cunhado, que estava reclamando que seus livros tinham muitos assassinatos com venenos e faltava “sangue”, Agatha brinca com o cunhado que neste livro tem sangue e “facadas”.

Natal de Poirot conta a história do assassinato de Simeon Lee. Na véspera do Natal, a família dele está toda reunida em casa quando ouve o som de uma briga vinda de seu escritório. Um grito assustador é ouvido e todos correm para ver o que aconteceu. Depois que a porta é arrombada, seu corpo é encontrado com a garganta cortada, há muito sangue pelo chão e objetos quebrados. Todos na casa são suspeitos e o superintendente Sugden tem que descobrir quem é o culpado. A pedido do coronel Johnson, o detetive belga Hercule Poirot o auxilia na tarefa.

Durante todo o livro a admirável autora mostra uma trama bem pensada, inusitada e com uma elaboração psicológica maravilhosa dos personagens. Neste livro Agatha Christie se supera em todos os sentidos, a trama é muito boa, a descrição psicológica e física dos personagens e lugares é como sempre muito minuciosa e esplêndida. Sem falar que, como em quase todos os seus livros, a história se passa durante a 2º guerra ou após ela, o que nos faz conhecer um pouco o estado psicológico da sociedade europeia nesta época. O final do livro é apoteótico e decididamente surpreendente, mostrando que a autora não havia perdido a mão em seus maravilhosos “assassinatos”.

Leiam e depois me contem o que acharam do Natal de Poirot.


Um comentário:

  1. É querida,sem dúvida alguma,Agatha Christie é "est étonnant",incrível,como diria o Poirot.
    Segue abaixo,link do meu blog,dê uma passada por lá,bjs e abs.
    http://buracosupernegro.blogspot.com/
    Gabriel Birkhann

    ResponderExcluir