Total de visualizações de página

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Merchandising invade as novelas

Você está olhando a novela e aparece na cena uma revendedora de um cosmético falando de um produto novo ou um celular de última geração, em close. O que seria isto? É o tal do Merchandising, que cada vez mais vem tomando conta das novelas. O autor tem que colocar dentro da narrativa da história as mercadorias a serem “anunciadas”.

Entre as mercadorias “anunciadas” dentro das novelas temos roupas, bancos, cosméticos, carros, produtos de limpeza... enfim dá pra colocar tudo o que se usa no dia a dia dentro das novelas. Algumas vezes o telespectador nem nota que é um merchandising, mas tem vezes que não dá pra não notar. Como na semana passada que a Bottero colocou dentro da novela Morde e Assopra um desfile da sua nova coleção primavera-verão (foto). A personagem Minerva, interpretada pela atriz Elizabeth Savalla, apresentou o desfile que contou com uma boa parte do elenco na plateia.

E aí todo mundo se pergunta quanto as empresas gastam pra colocar a “propaganda” dentro da novela. Pois eu descobri que a Globo cobra cerca de 500 mil reais por cada aparição. Dá pra imaginar o quanto ela ganha a cada capítulo de novela? Pois eu não consigo. E não é só a emissora que ganha não, o autor leva uma parte e o ator também.

Então cada vez que você ver uma marca de algum produto bem destacado nas novelas lembre que é o tal do merchandising e que a emissora leva uma boa grana pra colocar ele lá.


Nenhum comentário:

Postar um comentário