Total de visualizações de página

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

As estradas da Vida da Gente

Fiquei muito feliz quando finalmente a Rede Globo escreveu uma novela ambientada no Rio Grande do Sul – A Vida da Gente. Não que eu seja bairrista (imagina!), mas como a maioria das tramas se passa no Rio, em São Paulo ou então no nordeste o sul do país é, muitas vezes, “esquecido” ou relegado a alguns capítulos.

Além de ter uma fotografia belíssima a trama das 18 horas da Rede Globo é muito bem desenvolvida, com diálogos muitos bons e enredo bem “amarrado”. O que é aquela mãe? Será que existem muitas Evas por aí? Esse assunto é para um próximo post.

Hoje quero falar de uma coisa quês está me incomodando na novela. Tenho só uma reclamação para a autora Lícia Manzo. Gente, alguém já notou como Porto Alegre é bem pertinho de Gramado? Pois para o pessoal da novela é sim. Para eles é rápido sair da serra e chegar à capital, telefonou... e já está lá. Isso tem me deixado nervosa mesmo. Autores e diretores de Gramado a Porto Alegre são 115 km, que pela BR116, sempre trancada leva em média 2 horas à 2h30, de carro, para chegar de um lugar para outro. Já de ônibus, dependendo da rota pode levar umas 4 horas.

Por favor, cuidem com essas distâncias. Sei que é uma ficção, mas o pessoal que não conhece a região, mesmo os próprios gaúchos que não conhecem, podem realmente achar que é bem perto.

Apesar disso, continuo amando essa novela que tem sido um sucesso aqui, no RS e, em todo o Brasil.

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Beijo Gay é proibido!!

Faz um tempo que não escrevo aqui. Bem, muita coisa aconteceu neste tempo, principalmente nas novelas. Tem várias situações que quero falar, mas, vamos começar por um só. No capítulo de ontem, dia 219, de Aquele Beijo, novela escrita por Miguel Falabella, que ocupa o horário das 19h na Rede Globo, teve uma cena que chamou muito a minha atenção.

A cena que chamou a minha atenção foi a que estavam Marisol e Sarita conversando sobre sentimentos quando Ana Girafa entra e Marisol pergunta pra ela se ela já beijou Tibério. Ana Girafa bem séria fala que beijo gay é proibido, que a sociedade brasileira não aceita o beijo gay.

Talvez, para alguns tenha passado despercebido, mas isso foi uma cacetada para todos os preconceituosos de nosso país. Pois, a cena de beijo gay, entre dois homens, já foi escrita para várias novelas e até gravada em América. Só não foi ao ar por causa da pressão da sociedade e do preconceito.

Nossa sociedade é muito preconceituosa em relação ao homossexualismo e Miguel Falabella em sua novela colocou isso bem evidente em um texto muito bom. Como falei antes, talvez alguns não tenham prestado atenção ou não tenham entendido, mas o autor foi bem claro, a sociedade brasileira não aceita beijo gay, se aceitasse ele colocava na novela.

Quando vamos deixar os preconceitos de lado e aceitar o diferente? Esta é a pergunta que deixo para todos.

Até a próxima postagem... bem em breve.


segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Final de Cordel Encantado tem lindas mensagens

Na última sexta-feira, dia 23 de setembro, chegou ao fim uma das mais maravilhosas e bem feitas novelas dos últimos tempos: Cordel Encantado. Esta novela primordiosa e com uma fotografia bem feita fez história na televisão brasileira. Com muitos casamentos e nascimentos a novela teve duas sequências que chamaram a minha atenção.

A primeira foi o debate entre o príncipe Felipe e Fausto, pelas eleições para a prefeitura de Brogodó. Quando Felipe fala que não fará promessas, mas que terá um compromisso com a educação e cultura é uma mostrar o que deveria ser prioridade para os políticos na vida real. Sem falar que faz com que as pessoas pensem na importância dessas áreas na vida de todos.

A outra sequência foi à aparição de um coronel, interpretado por Caco Ciocler, que além de ser parecido com o Timóteo na sua forma de agir e vestir parecia ser tão mal quanto. Ele veio tomar posse das terras, fazendo com que o final não fosse “tão feliz” como são os da maioria das novelas. No final dessa cena tem a mensagem que o personagem Profeta Miguézinho, interpretado por Matheus Nachtegaele, passa: que as pessoas não devem esquecer que a maldade, o mal, sempre vai existir. Essa mensagem é um alerta para o público, para mostrar que nem tudo na vida são flores e que na realidade não existe “final feliz”, mas sim momentos felizes e outros difíceis.


Sem falar nas outras mensagens e sequencias que deixei de fora deste texto. Essa novela com certeza vai deixar muita saudade e esperamos que venham muitas outras como Cordel Encantado.

domingo, 11 de setembro de 2011

11 de setembro também fez parte das novelas


Os atentados de 11 de setembro de 2001 nos EUA afetaram todo o mundo. E isso não mudou muita coisa só no mundo como também na ficção. Muitas novelas forma afetadas pelo fato e inclusive a usaram a data como marco e passagem de tempo. Dentre elas se encontra Páginas da Vida, de 2006. Escrita por Manoel Carlos a novela passou no horário das 21 horas e usou a data como passagem de tempo, da primeira para a segunda fase.

Os atentados são retratados de duas formas na novela. Uma das cenas é a que a personagem Tônia, interpretada pela atriz Sônia Braga, que morava em Nova Iorque, na hora do atentado estava em um restaurante e vê pela janela o choque dos aviões na torres gêmeas. Já no Brasil vários personagens assistem pela “televisão” as cenas dos ataques e ficam chocados com aquilo. Confira as cenas no vídeo abaixo.

Foram usadas na novela cenas “reais” dos atentados misturadas com a ficção da novela. Ela é um exemplo do que uma tragédia real pode influenciar a ficção e toda a sociedade.

Dez anos depois esperamos que estas cenas “reais” não sejam mais vistas nem na ficção e nem na realidade.



quarta-feira, 7 de setembro de 2011

O Clone e sua ajuda no combate as drogas


Esta semana está chegando ao fim a reprise, no Vale a Pena Ver de Novo, de uma das melhores novelas feitas no país, O Clone. A novela, que originalmente foi transmitida em 2001, está sendo reprisada desde 10 de janeiro e vai até sexta-feira 09 de setembro.

Além de ter uma história maravilhosa ela prestou um serviço para a sociedade brasileira, tanto na época quanto agora na sua reprise. A novela contou a história de vários personagens com problemas com drogas, principalmente a de Mel, que além de colocar a sua vida em risco, fica grávida, e coloca a do seu filho. A novela chamou a atenção das consequências do vício das drogas. Em 2011 ajudou muitas pessoas e acho que hoje ela também tem alertando os jovens, que estão em casa no horário, para os perigos dela.

Além dos personagens a novela foi uma das primeiras a contar com depoimentos de “pessoas reais”, falando dos seus problemas com as drogas e como elas destruíram as suas vidas. Alem deles, os depoimentos do personagem lobato ao seu psiquiatra (vídeo) também emocionaram.

Com um crescimento na audiência de 22%, no Vale a Pena Ver de Novo, desde a sua estreia, O Clone trouxe, de novo, para as tardes o alerta para os jovens e para toda a sociedade sobre o perigo das drogas.

Espero, sinceramente, que vários “futuro” dependentes tenham sido alertados com esta novela.


domingo, 4 de setembro de 2011

Música de Fina Estampa não agrada

Já ouvi muita gente falar mal da abertura da novela Fina Estampa (vídeo), que a música é muito chata e sem graça. Aí ontem resolvi prestar a atenção na abertura e, realmente, a música é bem lenta para a movimentação de hoje em dia e das aberturas de outras novelas.

Mas, também descobri que a música é um clássico, um arranjo instrumental da música “Fina Estampa”, de Caetano Veloso. Acho que seria mais interessante se tivessem colocado a música com a letra ou pedido para o Caetano gravar uma versão mais moderna.

Talvez fosse interessante que Hans Donner e sua equipe pensar em trocar a abertura. Na internet já até vi uma abertura alternativa que poderia ser pensada. Essa alteração de música de abertura já foi feita antes. Quem não lembra da abertura de América? Era uma música de Marcus Vianna, que tinha feito à abertura de O Clone, que não vingou nesta nova novela e foi trocada por uma música de Ivete Sangalo.

Vamos ver se as reclamações vão surtir efeito ou não!




terça-feira, 30 de agosto de 2011

Merchandising invade as novelas

Você está olhando a novela e aparece na cena uma revendedora de um cosmético falando de um produto novo ou um celular de última geração, em close. O que seria isto? É o tal do Merchandising, que cada vez mais vem tomando conta das novelas. O autor tem que colocar dentro da narrativa da história as mercadorias a serem “anunciadas”.

Entre as mercadorias “anunciadas” dentro das novelas temos roupas, bancos, cosméticos, carros, produtos de limpeza... enfim dá pra colocar tudo o que se usa no dia a dia dentro das novelas. Algumas vezes o telespectador nem nota que é um merchandising, mas tem vezes que não dá pra não notar. Como na semana passada que a Bottero colocou dentro da novela Morde e Assopra um desfile da sua nova coleção primavera-verão (foto). A personagem Minerva, interpretada pela atriz Elizabeth Savalla, apresentou o desfile que contou com uma boa parte do elenco na plateia.

E aí todo mundo se pergunta quanto as empresas gastam pra colocar a “propaganda” dentro da novela. Pois eu descobri que a Globo cobra cerca de 500 mil reais por cada aparição. Dá pra imaginar o quanto ela ganha a cada capítulo de novela? Pois eu não consigo. E não é só a emissora que ganha não, o autor leva uma parte e o ator também.

Então cada vez que você ver uma marca de algum produto bem destacado nas novelas lembre que é o tal do merchandising e que a emissora leva uma boa grana pra colocar ele lá.


sexta-feira, 26 de agosto de 2011

O brilhante Natal de Poirot


Eu amo novelas, mas também sou apaixonada por livros, por isso neste espaço também vou falar um pouco sobre eles. Acho que livros são sempre uma boa pedida. Entre as minhas autoras preferidas está Agatha Christie, escritora de romances policiais. Que, inclusive, é muito usada como inspiração pelos autores de novelas em assassinatos misteriosos.

Entre um dos seus livros está o surpreendente Natal de Poirot. No prefácio do livro ela o dedica para seu cunhado, que estava reclamando que seus livros tinham muitos assassinatos com venenos e faltava “sangue”, Agatha brinca com o cunhado que neste livro tem sangue e “facadas”.

Natal de Poirot conta a história do assassinato de Simeon Lee. Na véspera do Natal, a família dele está toda reunida em casa quando ouve o som de uma briga vinda de seu escritório. Um grito assustador é ouvido e todos correm para ver o que aconteceu. Depois que a porta é arrombada, seu corpo é encontrado com a garganta cortada, há muito sangue pelo chão e objetos quebrados. Todos na casa são suspeitos e o superintendente Sugden tem que descobrir quem é o culpado. A pedido do coronel Johnson, o detetive belga Hercule Poirot o auxilia na tarefa.

Durante todo o livro a admirável autora mostra uma trama bem pensada, inusitada e com uma elaboração psicológica maravilhosa dos personagens. Neste livro Agatha Christie se supera em todos os sentidos, a trama é muito boa, a descrição psicológica e física dos personagens e lugares é como sempre muito minuciosa e esplêndida. Sem falar que, como em quase todos os seus livros, a história se passa durante a 2º guerra ou após ela, o que nos faz conhecer um pouco o estado psicológico da sociedade europeia nesta época. O final do livro é apoteótico e decididamente surpreendente, mostrando que a autora não havia perdido a mão em seus maravilhosos “assassinatos”.

Leiam e depois me contem o que acharam do Natal de Poirot.


quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Bordão é tudo!


Com o final de Insensato Coração já estou sentido falta dos bordões da Natalie Lamour, interpretada por Déborah Secco. Como: “Bafo!”, “volta pro mar oferenda”... Muitos bordões fazem à festa nas novelas e seriados brasileiros. Todo mundo lembra de algum que saiu da novela e foi pra realidade.

Fui pesquisar alguns que sempre achei legais. Confira a lista que fiz:

Em Tieta tinha o termo "teúda e manteúda", que virou bordão em todo o país.

"Né brinquedo, não", Dona Jura (Solange Couto), em O Clone.

"Cada mergulho é um flash!", Odete (Mara Manzan), em O Clone.

“Tô Certo ou Tô Errado”, Sinhozinho Malta (Lima Duarte), em Roque Santeiro.
”Na Chon”, Dona Armênia (Aracy Balabaniam), em Rainha da Sucata.

“Jesus me abana”, Wal (Rosane Gofmann), em Caminho das Índias.

“Jesus, apaga a luz”, Yasmin (Mariana Rios), em Malhação.

“Copiou?”, Sr. Gomes (Walter Breda), em América.

“É a Treva“, Bianca (Isabelle Drummond), em Caras e Bocas.

“E eu Sou Fraca?”, Lili (Maria Clara Gueiros), em Caras e Bocas.

“Rosa Chiclete”, Cássio (Marco Pigossi), em Caras e Bocas.

“Sou Biscoito Fino!”, Elzinha (Leandra Leal), em Ciranda de Pedra.
“Eu Sou Chique de Doer”, Elvira (Nívea Stelmann), em 7 Pecados.
”Felômenal..” por Giovanni Improta (José Wilker),em Senhora do Destino.
"Eu sou chique, bem!", Márcia (Dirca Moares), em Chocolate com Pimenta.

“Mistério”, Dona Milú (Miriam Pires), em Tieta.

"Detesto pobre!", Tina Pepper (Regina Case), em Cambalacho.

"Meleca!", Naná (Zezé Polessa), em Top Model.

“Abalou Bangú”, Edilberto (Luiz Carlos Tourinho), em Suave Veneno.

"Me poupe Salgadinho", Lucineide (Regina Dourado), em Explode Coração.

“É mara”, Seu Ladir (Ítalo Rossi), no seriado Toma lá da Cá.

“Epa, epa, epa”, Juvenal Antena (Antonio Fagundes), em Duas Caras.

"Deixando de lado os entretantos e indo direto para os finalmentes”, Odorico Paraguaçu (Paulo Gracindo), em O Bem Amado.

Qual será o próximo bordão a pegar nas bocas pelo país?


segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Eu sou é homem!

É muito engraçado quando o ator Otaviano Costa, vestido de mulher, depois de alguma cena com “seus amores”, repete eu sou macho/ sou espada!

Élcio ou Elaine? Esta pergunta está na boca do povo. Às vezes a gente chega a acreditar que ele é mesmo mulher, ou que é um transexual como ele falou para a emprega Cleonice.

Ele ou “ela” sendo disputada pelo doutor Eliseu e pelo sargento Xavier dão cenas hilárias. Estou louca para ver o que vai acontecer quando os dois “amantes” descobrirem que ela é na realidade ele e que só se vestiu de mulher para se safar da cadeia.

Será que Élcio vai se safar? O que mais ele/ ela vai aprontar para se livrar da cadeia? Vamos ver o que acontecem quando todos descobrirem a verdade!

domingo, 21 de agosto de 2011

Insensato Coração acabou... finalmente

A novela mais insensata dos últimos tempos teve um final bem previsível e “insensato”. Tanto o finalLink da norma quanto o do Leo já haviam vazado para a imprensa e foram muito previsíveis e sem imaginações dos autores. O finalzinho bem morno!

Leo sendo morto pelo Cortez na prisão foi um final ridículo e muito previsível. Leo devia ficar uns 30 anos preso e depois morrer. A morte cedo foi muito pouco para ele, ele devia sofrer muito e depois de muito tempo morrer. Sem falar que ele foi muito burro e egocêntrico ao aparecer para a Marina durante o seqüestro, não era melhor fingir que não era ele, usar máscara e fugir com a grana sem as pessoas saberem que ele estava vivo?

Já a morte de Norma também não foi uma grande surpresa, a louca da Wanda a matou!, isso já estava nos jornais... Poderia ser alguém que não estava na lista, à amiga da Araci ou a própria que não teria morrido na cadeia e voltava para acertar as contas. Se o Leo se fingiu de morto porque não a Araci?

Por falar na Wanda, esta mulher sofre de muitos problemas mentais, é tão psicopata e louca quanto o filho. O amor dela pelo filho é uma doença, ela tem uma visão deturpada da realidade.

Bom, além da mãe louca o outro filho é um verdadeiro “Sherlock Holmes”. Ele se achava um super-herói, era muito chato. Devia trabalhar como detetive e não como piloto ou até como vidente, pois ele tinha uma bola de cristal, para adivinhar tudo o que seu irmão aprontava. Acho que ele fez aula com o Herculano Quintanilha...

Saindo desta família e indo para a do Cortez temos um bom exemplo de seu filho. A lição que Rafael deu em Cortez foi muito boa, ele mostrou que nem todo filho de ladrão e mau caráter é igual ao pai, que pode ser completamente diferente. Mas, já a Paula se mostrou parecidíssima com o pai e teve uma boa lição ao entregar quentinhas como pena por bater em Kleber.

E Natalie Lamour, que eu sinceramente achei que iria aprender alguma coisa, mas decidiu virar Deputada Federal, apesar de não saber o que uma faz. Mas, nós sabemos que isso não é privilégio da ficção, tivemos um palhaço que foi o mais votado na eleição passada. Mesmo sem saber o que um faz, e com rumores que não sabia nem ler! A vida real e a imagem de nossos políticos! Nesta parte os autores acertaram a mão.

Acertaram a mão também na mudança do Kleber foi uma coisa muito boa, para que todos os preconceituosos possam aprender que esta mudança pode ser realizada. Sem falar que a “a grande família” do Horto ficou muito legal, onde todos vivem em harmonia, unidos e aprendendo uns com os outros. Mostrou que os diferentes podem conviver juntos e aprender a aceitar estas diferenças.

Acertando a mão em algumas partes e errando em outras, Gilberto Braga e Ricardo Linhares fizeram uma novela que deu o que falar, com personagens muito bons e outros muito chatos, que entediaram o público. As novelas das 21h da Globo tem ficado cada vez mais fracas... Espero que Fina Estampa seja melhor...

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Chega ao fim Insensato Coração 1

Chega ao fim à novela mais insensata dos últimos tempos. Insensato coração, novelas das 21h da rede globo, acaba hoje de noite com vários finais. Mas antes do último capítulo vamos falar um pouco do penúltimo capítulo.

Final muito legal de Douglas e Bibi. O melhor casal da novela, mais engraçado. Sinceramente foi o casal sensação da novela, além de engraçado eles mostraram o amor de todas as formas.

Casal principal, Marina e Pedro, muito água com açúcar; Pedro é um super-herói, um gênio... ele é ao inteligente que chega a ser chato. Adoro o ator Eriberto Leão, mas não consegui gostar de Pedro, o justiceiro.

Wanda e Raul tiveram uma de suas melhores cenas. Quando ele conta para Wanda sobre a “suposta” morte de Leo. Os dois são ótimos atores e nesta cena demonstraram isso. Fico olhando a Wanda e imaginando se existem mães assim: que preferem um filho à outro, que não conseguem enxergar os erros e falhas das suas crias. Preferem acreditar na sua imaginação ao ver quem é o filho na realidade.

Já a revelação de Kleber ser o pai de Eduardo, confesso gay, foi muito boa. Uma boa lição para o preconceituoso. Espero que estes personagens tenham mostrado para a sociedade brasileira, tão preconceituosa, o quão é feio estas atitudes.

Já Cortez espera-se que tenha o que merece, ficar preso para o resto da vida. E esperamos que com este exemplo a justiça e a população se conscientizem dos crimes de colarinho branco e cobrem que eles sejam punidos.

Sobre os finais de hoje de noite:

Será que Carol vai ficar com Raul? Eu sinceramente achava que ela devia ficar com o André, até para mostrar que um homem como ele pode mudar... Talvez esta seja a minha opinião porque sempre gostei do Lázaro Ramos e acredito que o personagem poderia mudar...

Mas, as duas perguntas que não querem calar são: Quem matou a Norma? Qual será o final do Leo?

Vamos aguardar as cenas do último capítulo para descobrir.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

O maravilhoso Bruno Gagliasso

O ator Bruno Gagliasso está muito bem no papel do louco vilão Timóteo, na novela Cordel Encantado, das 18h da rede Globo. Chego a ter raiva do ator e conversando com outras pessoas a imagem é a mesma. Este ótimo ator da nova geração colou Timéteo entre os vilões mais “reais” e odiados das telenovelas, como: Nazaré Tedesco, Odete Roitman, Laura, Raquel e Maria Altiva Pedreira de Mendonça e Albuquerque.

Dá para ver quando um ator é realmente bom, quando faz um vilão e o espectador não consegue desvencilhar o personagem do ator. Os desmandos de Timóteo e a loucura dele são um das maiores atrações da novela. Ele faz as maiores das atrocidades e com o show de interpretação do ator o personagem está cada vez melhor.

Mas, não é só nesse personagem que Bruno mostrou como é um excelente ator. Na pele de Tarso, o esquizofrênico da novela Caminho das Índias, o ator revelou o seu lado sensível, humano e maravilhoso.

Bruno Gagliasso se transforma a cada personagem, o Timóteo nada lembra o mulherengo Berillo de Passione, que ele interpretou há cerca de 8 meses. Ficamos no aguardo do final deste personagem e do próximo que Bruno Gagliasso dará “vida”.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Só existem “Normas” na ficção?

Hoje vai ao ar a cena da novela Insensato Coração, da rede Globo, em que Norma finalmente cai na real e vê que Leo não a ama como achava e ainda será assassinada. Apesar de tudo que ela passou por causa dele ou talvez por isso ela se transformasse em uma vilã tão igual a ele. Mas, continuar a ser “traída” e usada por Leo ela não vai agüentar.

Será que só existem “Normas” na ficção? Infelizmente sabemos que existem muitos casos de mulheres mal-tratadas, enganadas e roubadas por homens e que continuam com eles “por amor”. Até agora não conseguiu engolir que a Norma ainda estava apaixonada por este cafajeste. Infelizmente já vi isso acontecer na vida real, mulheres apaixonadas por pessoas que só queriam o seu dinheiro e sua posição social. Eles pegam as mulheres por seus pontos fracos, principalmente quando se acham sozinhas e “mal amadas”. Alguns deles são verdadeiros psicopatas que só querem o mal de todas as outras pessoas.

Muitas brigam com a família e amigo, quando estes tentam alerta-las sobre esses homens. Viram as costas para a família e para as pessoas que realmente as amam. Sem falar como estes desgraçados fazem intrigas para afastar estas mulheres de seus familiares para que possam agir tranquilamente.

E quando o dinheiro acaba o amor deste homem também acaba. Ou então a mulher acorda uma manhã e não vê mais nada em sua casa, sua conta bancária, pois foi assaltada pelo seu “amor”. Ainda existem aquelas que não tem tanta “sorte” e são mortas por estes cafajestes.

Espero que esta novela e outras ajudem a todas as mulheres a perceber o tipo de homens que está ao seu lado. Mude a sua vida, os deixe de lado e vão viver, ser feliz e procurar quem as ama de verdade e não pelo seu dinheiro.


sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Guilherme acorda para vida

Após aprontar muito parece que Guilherme, personagem interpretado pelo ator Klebber Toledo, em Morde e Assopra, novela das 19h da Rede Globo, está se regenerando. O filho está o ajudando a mudar, o tornar mais humano e responsável.

Uma frase que ele diz no capítulo do dia 1º de agosto chamou a minha atenção: “Agora eu entendo o que você dizia, também fico gelado só de imaginar em não ter dinheiro para o leite do bebê”. Esta frase foi dita após ele passar uma noite inteira no hospital com o filho e a mãe falar que ele tem que trabalhar para garantir o leite de seu filho.

Parece que o filho, Amadeu, está finalmente amolecendo Guilherme e o ensinando a amar. Espero que esta mudança seja verdadeira e ajude muitas pessoas que na vida real só pensam no dinheiro, em ter as coisas e não em ser alguém. Para muitos as aparências são mais importantes que os sentimentos e a responsabilidade.

A vida não é só aparência, só dinheiro e “coisas” de marca. Muitas vezes aquela pessoa que não tem tanto dinheiro tem uma índole muito boa, muito amor e felicidade. Esperamos que a mudança do personagem seja verdadeira e que ajude muitas pessoas à mudar.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Novelas e a violência contra a mulher

Nas últimas semanas um dos assuntos em destaque na novela Vidas em Jogo, da Rede Record, é a violência contra mulher. Zizi, personagem interpretado pela atriz Lucinha Lins, é agredida por seu marido Adalberto (Luiz Guilherme).

Depois de ser brutalmente agredida, ser hospitalizada Zizi contou a verdade para sua melhor amiga Augusta, personagem interpretado pela atriz Denise Del Vecchio. Agora, Augusta está tentando fazer Zizi entender que seu marido está errado, que ele tem que ser denunciado, que ela não pode sofrer este tipo de agressão e que ele não vai mudar como prometeu para a esposa.

Mas, este assunto não é exclusividade dessa novela. Muitas outras, tanto da Record, como da Globo e SBT já trataram deste tema. Entre elas estava à novela Mulheres Apaixonadas, de 2003, da Globo, onde a personagem Raquel, interpretada pela atriz Helena Ranaldi, era agredida pelo seu ex-marido Marcos, interpretado pelo ator Dan Stulbach.

Na época a lei era muito branda para estes tipos de casos e a novela ajudou o debate desse assunto na sociedade e pressionou os governantes a aprovarem a Lei 11.340, conhecida como Lei Maria da Penha, que entrou em vigor em 2006. Essa lei não permite penas alternativas e o agressor pode ser preso em flagrante ou ter prisão preventiva decretada. A lei ganhou o nome de Maria da Penha, por causa do caso da farmacêutica Maria da Penha, que durante anos foi agredida por seu marido e que lutou em tribunais, inclusive internacionais, para a condenação de seu marido e algoz.

Apesar de várias novelas denunciarem este tipo de agressão e repudiarem este tipo de comportamento, muitas mulheres não conseguem se livrar dessa situação. Elas simplesmente não conseguem lutar contra isso. Esperamos que esta novela ajude muitas mulheres a rever as suas vidas e aprendam o que é bom ou ruim pra si próprias.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Farid e as suas "sherazades"

Semana passada foi ao ar uma das cenas mais engraçadas e esperadas de Cordel Encantado – a descoberta de Farid/Tufiq/Said (Mouhamed Harfouch) por suas três esposas. Agora, vem tentando, desesperadamente, em cenas hilárias, conseguir o perdão das suas “sherazades”.

Ele enganou três mulheres, mas isso não é exclusividade do Farid, não. Nos anos 80, na novela Roda de Fogo, o personagem Tabaco namorava três mulheres ao mesmo tempo, mas acabou sem nenhuma delas no final. E, mais recentemente o personagem Berillo, de Passione, se dividia entre duas esposas, que o “dividiram” de comum acordo.

O que não está sendo o caso em Cordel Encantado, já que Farid está tento o destino que pediu, enganou três mulheres que agora o desprezam e resolveram mudar de vida. Bartira está sendo cortejada pelo médico Dr. Sérgio. Já Penélope caiu nos braços do cangaceiro Belarmino. E Neusa... Neusinha resolveu passar o “rodo” em toda a cidade. A “dama” puritana agora não perdoa um par de calças.


Farid vai continuar correndo atrás delas, rastejando literalmente atrás de suas três mulheres até alguma perdoa-lo. Se é que alguma delas irá perdoá-lo? Vamos ver no que vai dar esta história. Mas, para mim ele devia ficar sozinho e vendo suas ex-mulheres felizes ao lado de outros homens...

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Apresentando – os Herculanos

Vocês notaram uma coincidência nas novelas da Globo? Sim, não ... Pois é, mas eu notei uma. Se é que coincidências existem, esta é bem diferente: três novelas têm personagens chamados Herculano.

Na novela das 18h - Cordel Encantado tem o cangaceiro Herculano, que faz muitas mulheres suspirarem e muitos temerem, interpretado pelo ator Domingos Montagner.


Já a novela Morde e Assopra, das 19h, conta com o escrivão “nomeado” da delegacia, o Herculano, interpretado pelo ator Marcio Tadeu de Lima.


E agora na nova novela das 23h, O Astro, o personagem principal, interpretado pelo ator Rodrigo Lombardi. O lindo e enigmático Herculano Quintanilha vai fazer a mulherada delirar.


Só está faltando um Herculano em Insensato Coração, novela das 21h, para fechar todos os horários com um Herculano.

Vamos ver o que estes Herculanos ainda vão aprontar na tela do “plim-plim”!

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Hipocrisia e preconceito

Sueli, personagem interpretado pela atriz Louise Cardoso, mostrou seu lado preconceituoso e hipócrita no capítulo de ontem, 12 de julho, da novela Insensato Coração da Rede Globo. A dona do quiosque gay de Copacabana chocou seu filho e o público quando descobre que seu filho, que até então se mostrava heterossexual, se descobre homossexual ou bissexual.

Aí, ela revela o seu lado preconceituoso e hipócrita, pois não aceita que o filho seja homossexual. Hipócrita sim, pois ter um quiosque gay, onde clientes homossexuais gastam e ter um funcionário gay tudo bem, mas filho não. Fala sério, quem não tem preconceito mesmo poderia até levar um susto, pois acreditava que seu filho era hetero, mas não iria ter uma reação como a dela. Sueli inclusive havia, em uma das cenas, visitado e apoiado um amigo gay de seu funcionário que tinha sido atacado na rua por ser homossexual.

E agora, ela mostra como este preconceito estava enraizado e “escondido”. Sua hipocrisia será questionada por todos na novela. E fora dela também? Sim, pois essa atitude ocorre muito na sociedade. Muitos “toleram” os homossexuais em seus comércios, desde que gastem, em seus trabalhos ou escola, desde que não cheguem muito perto. Mas em sua família nem pensar! Espero que a novela ajude a revelar esta hipocrisia e mostrar que todos podemos ter um irmão/irmã, filha ou filho... homossexual e devemos eliminar preconceitos e acima de tudo ama-los e respeitá-los.

terça-feira, 12 de julho de 2011

Testando O Astro


A TV vem apostando, principalmente Globo e Record, cada vez mais nas adaptações/ versões e novelas brasileiras antigas. De tempos em tempos os sucessos da década de 70 e 80 retornam para a tela da Globo. Em 2010 a emissora do “plim-plim” apostou na adaptação de Ti Ti Ti, do grande autor, Cassiano Gabus Mendes, que nas mãos de Maria Adelaide Amaral foi um sucesso tremendo.

Agora a Globo vem com a adaptação/ remake da dama das novelas, Janet Clair, O Astro, que estreia hoje, 12 de julho. Com novo formato, adaptada por Alcides Nogueira e Geraldo Carneiro, a emissora pretende conseguir o mesmo sucesso que obteve com Ti Ti Ti. É claro que ajuda ter como “mocinho”, meio torto, mas mocinho, o lindo Rodrigo Lombardi.

Além de testar um novo horário. Ops, novo horário? Na realidade este horário já existiu na década de 60 e 70 e agora a Globo quer testá-lo nesta década, para melhorar seus índices de audiência que estão cada vez mais baixos no horário. Ela vem.

Vamos vêr se este teste de novo horário e nova adaptação da novela O Astro vai emplacar, só o tempo irá dizer.

domingo, 10 de julho de 2011

Insensato Coração discute homofobia


Quantas vezes você não se viu olhando novela e pensando: bah já vi essa história em algum lugar! Pois é, no Brasil as novelas costumam usar fatos do dia a dia e discussões “ferventes” na sociedade. É o caso da novela das 21h da Rede Globo, Insensato Coração, que vem debatendo nas últimas semanas a homofobia.

Vários personagens homossexuais na novela vêm dando o que falar. Os autores Gilberto Braga e Ricardo Linhares estão colocando o dedo na ferida dos preconceituosos e mostrando o que o amor não tem sexo nem idade. Até um quiosque na praia de Copacabana voltado para este público faz sucesso na novela.

Entre as discussões e “problemas” enfrentados por eles na vida real que estão em debate na novela são a violência contra os homossexuais e a lei que torna crime este preconceito. O projeto de lei, que está em tramite no Congresso Brasileiro, altera a lei do racismo tornando crime a discriminação ou preconceito por gênero, sexo, orientação sexual e identidade de gênero.

Através da novela os autores estão desapertando o interesse do público para a homofobia. Além de ajudar para a aprovação dessa lei e mudar a forma da sociedade ver o homossexualismo.